Isa Indica

Alguns livros de arquitetura que eu ADORO! Parte 02!

Hello!! Tudo direitinho por ai?

Estou de volta com mais dicas de livros! Eba eba eba! 


Desenho Arquitetônico, Gildo A. Montenegro. Editora Blucher. 

Desenho arquitetônico não é algo tão simples de aprender, as suas milhões de regras são uma das maiores preocupações dos futuros arquitetos nos primeiros anos de faculdade! Esse livro pode ser uma salvação para quem está começando agora e quer arrasar nas entregas dos projetos.

O livro começa com informações básicas sobre materiais para desenho, para que servem e como utilizá-los, depois vai evoluindo para informações mais técnicas como escalas, formatos, letras, cotas e normas! Ou seja, o passo a passo do desenho técnico que todo profissional da área deve saber, mesmo desenhando a mão ou no computador! 

Traz também explicações e exemplos dos tipos de plantas, o que deve ou não ser representado, detalhes construtivos e um exemplo de projeto completinho! É leitura obrigatória para quem está começando a faculdade agora ou quem tem dificuldades em desenho arquitetônico!

 

Foto 01: Capa do livro Desenho Arquitetônico e capa do livro Introdução à Arquitetura.

Introdução à Arquitetura

Na mesma linha do livro anterior, também é uma leitura obrigatória para quem está começando! Esse livro é um compilado de informações básicas e introdutórias de tudo relacionado à arquitetura! Começa com um breve histórico, passa por fundamentos, elementos e os mais diversificados temas que compõem a nossa profissão! Uma boa pedida para chegar na faculdade com uma boa base e um pouco menos perdido (rsrs). 

Sistemas Estruturais Ilustrados, Francis Ching. Editora Bookman.

O autor Francis Ching tem uma série de livros ilustrados interessantíssimos para arquitetos e esse livro é MUITO conhecido!! 

O nome do livro já deixa claro sobre o que o livro trata, mas não espere nada muito técnico ou cálculos e sim informação suficiente para entender os diversos sistemas estruturais, suas utilizações, variações, possibilidades... Esse livro é muito útil na fase de anteprojeto, para uma concepção estrutural de projeto mais segura!

 

Foto 02: Capa do livro Sistemas Estruturais Ilustrados e capa do livro A Concepção Estrutural e a Arquitetura.

A Concepção Estrutural e a Arquitetura, Yopanan Rebello. Editora Zigurate. 

Mais uma indicação abordando sistemas estruturais, contudo, a abordagem desse livro é mais técnica, conta com tabelas e explicações que visam o entendimento do funcionamento das estruturas e seus componentes. É um livro mais completo, porém menos didático do que o de Ching! Acredito que os dois podem ser usados em conjunto! Esse livro dá uma noção maior de pré-dimensionamentos e medidas usuais, mas não explora tanto a concepção da estrutura como elemento arquitetônico! Mas vale muito a leitura, me ajudou bastante!!

Espero que tenham gostado da parte 02 das sugestões de livros!! Semana que vem tem mais!! Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades