Arquitetura

Arquitetos: Félix Candela

Oi, pessoal!! O arquiteto dessa semana é Félix Candela!! TOP!

Nascido em Madri na Espanha, o arquiteto Félix Candela (1910 – 1997) imprimiu sua marca fazendo o uso de formas paraboloides em suas obras. Redefiniu na época o uso do concreto e o aspecto estético dos elementos estruturais em uma obra arquitetônica.


Foto 01: Olha ele!! Félix Candela!

Foi a partir dos seus estudos e projetos com cascas finas e arredondadas em concreto, com técnicas simples e de barata execução, que essa nova forma do uso do material começou a ganhar notoriedade nos anos 50 e 60 no México.

Essa notoriedade resultou em dois de seus projetos mais brilhantes, o restaurante no Los Manantiales na região de Xochimilco, Cidade do México, e o Palácio dos Esportes em Iztacalco. 


Foto 02: Los Manantiales! Muito legal! Foto via Rekett.com

Em 1935, Candela se formou na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri e, posteriormente, recebeu uma bolsa para estudar na Alemanha. Contudo, não ficou muito tempo por lá devido ao início da Guerra Civil na Espanha. Em 1939, foi capturado e mandado para o exílio no México, local onde executaria a maior parte de suas obras e onde fundou seu escritório Cubiertas Ala, algo como cobertura com asas, evidenciando seu fascínio por formas orgânicas!

Candela executava e via a arquitetura como experimentação, e, por isso, quando alguma de “suas” estruturas entrava em colapso, ele não se abalava (PLENO) e apenas tentava de maneira diferente! Detalhe importante: esse custo já era previsto em seus projetos!!

Essa visão experimental o levou, a partir dos anos 70, após sua temporada no México, a se mudar para Chicago e se dedicar ao ensino e estudo acadêmico.


Foto 03: Capela Santa Mônica! As curvas lindas em harmonia com os vitrais! Foto via Loff.it

Em uma época onde o brutalismo e o concreto eram moda, Candela revolucionou com formas suaves e graciosas utilizando o mesmo material. Dessa forma, o seu trabalho serviu de inspiração para os mais renomados arquitetos e engenheiros, entre eles Calatrava e Zaha Hadid.


Foto 04: Paraboloides Hiperbólicos! Incrível!

Tive a oportunidade de visitar umas das obras de Candela, o Oceanogràfic, e é realmente FASCINANTE! Grande arquiteto, inspirador, inovador, AMO!!


Foto 05: É demais essa estrutura! Foto via Traveling Forever!

Espero que tenham gostado do post!! Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades