Novidades

Isa Adora Séries: As Casas Mais Extraordinárias do Mundo! Casa Levene!

Oi amores!! Tudo direitinho com vocês?

Estou um pouco na correria esses dias! Mas por uma boa causa! Em breve teremos mais novidades para vocês!

Falando da nossa amada série The Most Extraordinary Houses da Netflix, vamos falar de um projeto de um escritório que eu ADORO! A No.Mad!

A No.Mad é um conceituado escritório madrileno que tem como fundador o arquiteto espanhol Eduardo Arroyo, formado pela ETSAM de Madrid em 1988. Logo após formado, em 1989, ele deu inicio a NO.MAD em Amsterdam, transferindo a sede para sua cidade natal, Madrid, somente em 1996.

Entres os edifícios que Arroyo projetou, do residencial ao comercial e institucional, as mais notáveis obras são a Sondika Nursery e Casa Zafra-Uceda em Madrid, Banco Arquia em Bilbao e a Universidade de Economia EXAC em Vienna. Em comum, vemos nas suas obras formas geométricas, muitos recortes e uso das cores.

Casa Levene

Essa residência localiza-se em San Lorenzo de el Escorial, nos arredores de Madrid, na Espanha! Ela é icônica e fascinante desde o conceito inicial de seu projeto!


Foto 01: A implantação no terreno e a articulação da planta foi meticulosamente estudada! O resultado impressiona! Foto Luzestudio Fotografia!

O ponto de partida foi o máximo respeito, integração e aproveitamento do ambiente florestal existente, causando o mínimo de impacto possível. Dessa forma, quem determinou a forma e volumetria tão icônica da residência foi o posicionamento de cada árvore existente, de forma que nenhuma fosse afetada. AMEI DEMAIS ISSO!


Foto 02: Sempre fico maravilhada com os reflexos nos vidros! Amei o uso do basalto nas fachadas! Foto Rolando Holbe!

No processo, a equipe do escritório identificou os grupos de árvores que “funcionavam” juntos e foram classificando tudo o que estava fora desses grupos como “vazio suscetível a construção”.

A estrutura da edificação se apoia em finas estacas cravadas no solo, nos intervalos das raízes das árvores, não afetando o seu crescimento.

O revestimento externo se intercala com grandes painéis de vidro! Ele é uma pedra vulcânica, o basalto, e se estende inclusive na cobertura da edificação!


Foto 03: E o basalto também está na cobertura! Gente chic é outra coisa, não  é? Hehe! Foto Duccio Malagamba!

O resultado do projeto foi uma geometria não cartesiana com um volume multifacetado, adaptado às condições topográficas e as exigências locais.

Para resolver os ambientes internos da residência foi preciso criatividade e inovação! A No.Mad priorizou a relação com a luz e paisagem externa, uma surpreendente relação entre a floresta e a arquitetura!


Foto 04: E essa quina PERFEITA de vidro? Ainda mais com essa árvore! Tudo lindo e bem pensado! Foto Rolando Holbe!

No interior da edificação, os cômodos são coloridos, resultando em ambientes alegres e com um ar vintage!


Foto 05: A resina âmbar imprimiu muita personalidade ao projeto! Foto Duccio Malagamba! 

Dentro da casa, os pisos, paredes e teto de resina âmbar permitem que a presença abstrata da floresta entre e suavize as divisões entre interior e exterior!


Foto 06: A inclinação no teto é tão moderninha! Amei esse espaço com os livros! O sofá azul também! 
Foto Duccio Malagamba! 


Foto 07: Descolado! Foto Duccio Malagamba! 

Os dormitórios de visitas ficam próximos do salão de jogos e tem uma entrada independente!

O edifício tem um desenvolvimento sucessivo de privacidade conforme descemos os andares! Primeiro com a sala de estar/bar e sala/estúdio, e no nível imediatamente inferior, um programa de lazer com uma piscina interna aquecida, outro com cozinha-jantar e um grande terraço externo coberto. No último nível inferior, temos o dormitório principal com seus banheiros, uma sala de ginástica e a sauna.

Foto 08: Ângulos!! Foto Duccio Malagamba! 

Foto 09: Adorei essa cabeceira! E a luz é muuito confortável! Foto Duccio Malagamba! 

Foto 10: A cozinha é todinha de inox! É linda linda linda!! E funcional! Foto Duccio Malagamba! 

Foto 11: Que vista! Maravilhoso! Foto Duccio Malagamba! 

Inovadora e linda! Gostei demais de tudo! Essa casa é realmente extraordinária!!

Espero que tenham adorado!! Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades