Isa Indica

Alguns livros de arquitetura que eu ADORO! Parte 01!

Hello!! Quem ai curte ler? Porque eu A-D-O-R-O!

Ler me ajudou MUITO na faculdade e continua me ajudando a aprender sobre diversos assuntos!

Seguem algumas dicas de livros que me trouxeram conhecimento e agregaram muito!! 



Arte de Projetar em Arquitetura, Ernst Neufert. Editora GG.


Foto 01: Capa do livro Neufert. Eu amo que é PINK!

Mais conhecido apenas como Neufert (pronúncia Nóifer), devido ao destaque do nome do autor na capa, este livro é considerado a “bíblia” dos arquitetos. Apesar de ser escrito originalmente em alemão e da primeira versão ter sido publicada em 1936, o livro ganhou tanta popularidade que foi traduzido para diversas línguas, incluindo o português, onde estamos atualmente na 18ª Edição.

Mas por que um livro tão antigo faz tanto sucesso? Porque ele é um manual de construção, dimensionamento e concepção de projeto completo e que reúne um pouco de tudo que um arquiteto precisa saber para projetar, de forma clara e didática.

Neste livro é possível aprender sobre todo o processo de um projeto e sua concepção, com informações básicas (para quem começou agora) como desenhos, escalas, informações técnicas de construção e especificação de um edifício completo (da fundação até a cobertura). Traz também o dimensionamento, programa e organização básica dos mais diversos tipos de construções, seja uma casa, um teatro, uma escola ou até mesmo um terminal de transportes.

Usei muito durante a faculdade e o uso até hoje como referência para meus projetos no escritório. É o must-have tanto para calouros do curso de arquitetura quanto para profissionais formados da área.

 

Manual do Arquiteto: planejamento dimensão e projeto, Pamela Buxton. Editora Bookman.


Foto 02: Capa do livro Manual do Arquiteto.

Este livro segue a mesma linha do Neufert, trazendo informações referenciais e de dimensionamento dos mais variados tipos de edifícios. Além disso, traz alguns aspectos mais específicos de projeto como materiais, acústica e iluminação. Por serem tão parecidos e com conteúdo extenso, não saberia dizer qual dos dois é melhor!

 

Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, Julius Panero e Martin Zelnik. Editora GG.


Foto 03: Capa do livro Dimensionamento Humano para Espaços Interiores.

Assim como os dois livros anteriores, este também é um manual com dimensionamentos de referência. Contudo, o foco aqui vai ser a ergonomia e espaços interiores, ou seja, o dimensionamento de mobiliário e espaços internos de acordo com o corpo humano e suas medidas de conforto. Com este livro, é possível pensar e entender o mobiliário e o espaço não só para a média da população em geral, como também para pessoas com características específicas. Isso acaba abrindo possibilidades de projetos que fujam do senso comum (ADORO)! Por exemplo, é senso comum para fornecedores e profissionais da área que uma bancada de cozinha geralmente tem 90 cm de altura, mas, algumas vezes, você já se perguntou ou sabe o porquê disso? Essa medida pode variar até quanto? É 90 cm mesmo que na casa morem adultos com mais de 1,80 m de altura? Com este livro você consegue responder essas perguntas e muitas outras, de forma a dominar o projeto de interiores com muito mais abrangência e propriedade.

 

Manual do Arquiteto Descalço, Johan Van Lengen. Editora B4.


Foto 04: Capa do livro Manual do Arquiteto Descalço. O formato dele é menorzinho que os outros!

Assim como o Neufert, o Manual do Arquiteto Descalço é um dos livros mais conhecidos de arquitetura, e também é um manual referencial, só que o foco aqui vai ser a bioarquitetura. O livro traz conceitos, formas de construção e projeto que visam o respeito e integração do homem ao ambiente ao seu redor, com o intuito de proporcionar a todos uma forma mais digna de habitar, sejam ricos ou pobres, através de dicas simples e inovadoras. Promove uma arquitetura consciente que utiliza de forma equilibrada e racional os materiais, oferecendo conforto térmico para minimizar o uso de ventilação e iluminação artificial e planejando a obra de forma a causar o menor impacto possível. E, principalmente, desconstrói a visão de que só quem pode construir a casa própria ou projetar conscientemente são os mais abastados, abrindo a mente de que qualquer um pode alterar a realidade onde vive! Diante da crise de moradia e espaço que enfrentamos hoje nas grandes cidades, este livro é uma leitura muito interessante não somente para arquitetos.

Gostaram das dicas? Vou trazer mais sugestões de leitura nos próximos posts!! Beijos, Isa.

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades